Conhecimento é poder?

Cibele Leger

Cibele Leger

A frase “conhecimento é poder” é atribuída a Francis Bacon, que a teria publicado em sua obra “Novum Organum”, em 1620. Se esse conceito foi realmente cunhado por Bacon não importa, certo?
Importa sabermos que conhecimento só traz efetivamente poder quando direcionado, quando utilizado de alguma forma.

O fato é que acumular o que desvendamos e consolidamos através de leituras, práticas e pela observação, por si só, não movimenta energias, ou seja, conhecimento não gera poder. Resultados só são verdadeiramente atingidos quando transportamos de alguma forma os nossos conhecimentos para o cotidiano.

Aplicado, portanto, o conhecimento GERA poder.

Clareza

Poder não é negativo nem positivo; pode ser libertador e fonte de mais conhecimento e desenvolvimento, se assim o canalizarmos, mas também pode confundir e até mesmo desestimular.

Autoestude-se e avalie como e se você está direcionando seus conhecimentos e a as suas potencialidades.
Você realmente entende seus valores, reconhece seus talentos, e, efetivamente, os direciona para a construção dos seus sonhos?

Caso a resposta para esta pergunta não seja claramente positiva, coloque mais energia para o estudo de si mesmo.
A lógica é simples: se você não aplica aquilo que sabe, não se comunica com seus próprios valores e não reconhece verdadeiramente seus talentos, não canalizará todas essas forças para concretizar seus objetivos.

O famoso historiador Yuval Noah Harari, em sua obra 21 lições para o século 21 sugere que: “Num mundo inundado por informações irrelevantes, clareza é poder.” Clareza para separar o joio do trigo, lucidez para selecionar quais informações são verdadeiras e realmente úteis. Conceito importantíssimo. Eu diria tratar-se do primeiro passo.
Mas, no meu entendimento, o verdadeiro poder está em ir além da clareza. Está em agir! A clareza por si só não lhe tira do lugar.

Inspirados pela frase do Harari, proponho refletirmos que num mundo inundado por acesso praticamente ilimitado ao conhecimento, reconhecer e lapidar pontencialidades, aplicando-as efetivamente, é imensamente mais poderoso do que simplesmente acumular mais e mais informações, talvez até mesmo irrelevantes para os seus resultados.

https://connection.derosemethod.org/o-que-ensinamos/

Foto: Juan Schenone.
Minha amada Curitiba.




Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Utilizamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Ao continuar a navegar, você aceita o uso de cookies para os fins acima.